PROGRAMA DE AÇÃO 2017
EE: EE PROF WILLIAN RODRIGUES REBUÁ |
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NOME: MARILSA BONFIM Lima da Silva
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FUNÇÃO: Educação Artística
Professora de Arte, eletiva,
Orientação de Estudos e Projeto de Vida
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Diretor:
Maria de Lourdes Aguiar
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Vice-Diretor: Danielle
Moschioni
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PCA da respectiva área: Eliana
Tabatini
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PCG: Ediney Gusmão Junior
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VIGÊNCIA: 2017
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ÚLTIMA REVISÃO:_. 03/04/2017; 20/06/2017;
25/06/17, 26/08/2017, 31/10/2017, 12/11/2017, 28/11/2017
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1- RELATO SOBRE
A ESCOLA E A COMUNIDADE EM QUE ESTÁ INSERIDA
A
Escola Estadual Prof. Willian Rodrigues Rebuá – escola de ensino médio
integral - pertence à Diretoria Regional de Ensino de Carapicuíba e está
localizada em região próxima ao centro da cidade. Região essa, que possui boa
infraestrutura como várias linhas de ônibus, estação de trem da CPTM, redes
de hipermercados e um parque público. Devido a essa infraestrutura os alunos
que frequentam a Unidade Escolar são oriundos de vários bairros do município.
Por ser a única escola de ensino médio
integral do município, a mesma está repleta de boas expectativas, uma vez que
o referido modelo de ensino tem como proposta resgatar a qualidade da
formação acadêmica, dessa forma, investindo em aspectos materiais e de estrutura
profissional, como o Regime de Dedicação Exclusiva aos profissionais que
aderem ao programa. O quadro de professores é avaliado semestralmente
conforme o mapa de competências do programa de ensino integral, sendo que
esta avaliação valida sua permanência na escola.
Percebemos boas expectativas da comunidade
escolar com as premissas do programa e ensino integral, uma vez que na região
há outras escolas de ensino médio regular que seriam opções aos alunos e pais
que não se interessassem pelo programa. Começamos o ano 2017com lista de
espera, verificando que houve uma adesão ao programa superando as
expectativas do corpo docente e sua comunidade.
A
entidade de ensino conta com uma infraestrutura adequada ao ensino, pois
disponibiliza de 12 salas de ensino com projetores e lousa digitais em cada
uma delas, dois laboratórios com equipamentos para realização de
experimentos, sala de leitura com projetor, porém com uma quantidade de
livros insuficiente dada a importância da escola, duas quadras poliesportivas, sendo uma coberta e outra
descoberta e um pátio grande para desenvolvimento de diversas ações. Graças a todos esses equipamentos e a
dedicação integral do quadro de magistérios, resultados expressivos estão
sendo alcançados, como o Índice de Desenvolvimento Escolar (IDESP) que
alcançou como meta em 2016 a nota 4,32, a nota da Secretaria era 3,63.
Tivemos uma evolução dos alunos em todos os níveis de proficiência e nas duas
disciplinas; Lingua Portuguesa e Matemática. Língua Portuguesa: abaixo do
básico 21 para 8.8% Básico de 37 para 31%. Adequado de 42 para 57,8% Avançado
de 0 para 2%. Matemática alunos Abaixo do Básico 21,25% para 20,4%, Básico 65% para 58,3% Adequado de 13,75%
para 21,4%.
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2 - RELATO INDIVIDUAL SOBRE O
EXERCÍCIO DA SUA FUNÇÃO (Caso exerça
mais de uma função registre as atribuições das funções separadamente)
Desde o ano 2016
ministro aulas de ARTE, Eletiva e Orientação de Estudos, nesta Unidade
Escolar, neste ano estou com o desafio de ministrar aulas de Projeto de Vida
para os 2ºs anos A e B. Através da Arte procuro promover, a fruição e a
apreciação contextualizadora por meio da experimentação do fazer artístico, desenvolvendo
as poéticas individuais e coletivas; favorecendo assim o processo de criação. Sensibilizo e aguço as poéticas.
Exerce função também nas
áreas do currículo diferenciado em Projeto de Vida (P.V), Orientação de
Estudos (O.E.) e eletiva, propondo atividades em O.E. (SARAU) em conjunto com
a área de linguagens para desenvolver habilidades de forma diferenciada para
que os alunos tenham foco na leitura e escrita e percebam que pode ser
trabalhada em diferentes contextos sem necessariamente estar inserida nas
aulas de Língua Portuguesa. Na
disciplina eletiva, Consciência Corporal e Saúde, tendo como base a formação de origem propor
atividades que ampliem o repertório de práticas da cultura corporal, propor algo que represente um desafio para
os alunos. Sendo que todas essas funções desenvolvidas só poderão se realizar
em sua amplitude total com auxilio e apoio dos familiares, comunidade e
coordenação e gestão escolar. E na disciplina de Projeto de Vida exerce
atividades para que os alunos possam ter um olhar diferenciado sobre o seu PV
e assim consigam tomar decisões e fazer escolhas futuras com sapiência.
Participarei do
nivelamento com alunos com dificuldade de leitura e interpretação onde
trabalhei leitura de imagens e interpretação de linguagem não verbal.
Para
melhorar essas atividades temos alguns parceiros que contribuem para a
formação profissional como as doutoras da PUC com o programa LEDA que
contribuem com conhecimentos de leitura e escrita em todas as áreas. No ano
de 2017 continuo com as atribuições anteriores e também estou ministrando
aulas de Projeto de Vida, aula esta que está auxiliando o educando a traçarem
planos para o futuro.
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3- PRINCIPAIS ATRIBUIÇÕES DA FUNÇÃO (Caso exerça mais de uma função registre
as atribuições das funções separadamente)
Artigo 7º -
São atribuições específicas dos professores das Escolas Estaduais de Ensino
Médio de Período Integral, além daquelas inerentes ao respectivo cargo ou
função-atividade:
I - elaborar o seu
programa de ação com os objetivos, metas e resultados de aprendizagem a serem
atingidos; (NR)
(*)Redação dada pela Lei
Complementar n° 1.191, de 28 de dezembro de 2012.
II - organizar, planejar e
executar sua tarefa institucional de forma colaborativa e cooperativa visando
ao cumprimento do plano de ação das Escolas;
III - planejar,
desenvolver e atuar na parte diversificada do currículo e nas atividades
complementares; (NR)
(*)Redação dada pela Lei
Complementar n° 1.191, de 28 de dezembro de 2012.
IV - incentivar e apoiar
as atividades de protagonismo juvenil, na forma da lei; (NR)
(*)Redação dada pela Lei
Complementar n° 1.191, de 28 de dezembro de 2012.
V - realizar,
obrigatoriamente, a totalidade das atividades de trabalho pedagógico
coletivas e individuais no recinto da respectiva escola; (NR)
(*)Redação dada pela Lei
Complementar n° 1.191, de 28 de dezembro de 2012.
VI - atuar em atividades
de tutoria aos alunos;
VII - participar das
orientações técnico-pedagógicas relativas à sua atuação na Escola e de cursos
de formação continuada;
VIII - auxiliar, a
critério do Diretor e conforme as diretrizes dos órgãos centrais, nas
atividades de orientação técnico-pedagógicas desenvolvidas nas Escolas;
IX - elaborar Plano
Bimestral e Guias de Aprendizagem, sob a orientação do Professor Coordenador de
Área; (NR)
(*)Redação dada pela Lei
Complementar n° 1.191, de 28 de dezembro de 2012.
X - produzir
material didático-pedagógico em sua área de atuação e na conformidade do
modelo pedagógico próprio da Escola;
XI -
substituir, na própria área de conhecimento, sempre que
necessário, os professores da Escola em suas ausências e impedimentos legais.
Parágrafo único - As
atividades de trabalho pedagógico de que trata o inciso V deste artigo,
poderão ser utilizadas para ações formativas, conforme regulamentação
específica.(Incluído pela Lei Complementar n° 1.191, de 28 de dezembro de
2012)
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4 – ALINHAMENTOS ENTRE ATRIBUIÇÕES (Caso exerça mais de uma função registre
os alinhamentos entre as atribuições separadamente)
A
definição de atribuições, papéis e responsabilidades é imprescindível para a criação de um
ambiente compromissado e colaborativo. A atribuição de responsáveis para cada
etapa do desenvolvimento das atividades previstas para a escola implica a
definição de papéis e de espaços de atuação, definidos nos alinhamentos
horizontal e vertical.
Pretende-se que esses alinhamentos
possibilitem a Excelência em Gestão na execução das ações previstas no Modelo
Pedagógico, segundo valores do Programa, como a gestão escolar democrática e
responsável, o espírito de equipe e cooperação, o Protagonismo e a excelência
acadêmica.
Os alinhamentos são definidos a
partir das funções, atribuições e responsabilidades dos educadores no
componente curricular, na área de concentração e na escola. Esses
alinhamentos favorecem a organização da escola e da equipe por meio do
desenvolvimento do clima escolar adequado para que as entregas ocorram dentro
do planejado e para que se obtenham os resultados esperados. Segundo esses
alinhamentos, todos os envolvidos, direta ou indiretamente, em uma atribuição
(ação que gera uma entrega) devem executá-la segundo o mesmo enfoque,
definido pelos princípios, valores e premissas do Programa.
A definição das funções segundo os
alinhamentos vertical e horizontal é fundamental no momento da elaboração do
Plano de Ação da escola, assim como em todas as fases do PDCA. É importante
que o papel de cada profissional esteja bem definido para que seja possível
elaborar e executar os instrumentos de gestão citados, particularmente os
Programas de Ação de cada profissional. Assim, a organização da escola
segundo os alinhamentos é chave para a definição clara do fluxo de
responsabilidades para que as decisões sejam tomadas na temporalidade exigida
pela gestão do Plano de Ação, de acordo com a metodologia do PDCA.
Para que seja possível estabelecer
esses alinhamentos, é fundamental que cada profissional conheça suas
atribuições específicas para o Programa Ensino Integral, bem como seus
espaços de atuação em complemento àqueles próprios da natureza da sua função,
para que sejam capazes de colocar suas atribuições em prática no cotidiano da
escola e evitar o retrabalho.
Ø Alinhamento
horizontal: Enquanto professora, o alinho se
dá com os demais professores principalmente os da mesma área, através dos
ATPCA, na articulação das atividades comuns, na interação para propostas de
eletivas que são na sua grande maioria interáreas para que assim ocorram
melhorias e alcance das metas do plano de ação.
Ø Alinhamento vertical: Acontece entre professora e alunos, professora e o PCA e na
disciplina de eletiva professora e PCG. Alinhar
com os alunos proposta de atividades, já que a função consiste em transmitir e compartilhar conhecimentos,
preparar o aluno para a vida propiciando mecanismos que o façam pensar, fazer
as devidas considerações e escolher o melhor caminho a ser seguido. Além de
tirar as possíveis dúvidas que os mesmo se propuserem e apresentarem durante
todo o processo de ensino aprendizagem.
O alinhamento com o PCA da área se dá através das funções pré-estabelecidas
pela resolução SE 22/2012, orientando as atividades dos
professores em horas de trabalho pedagógico coletivo e individual, através de
orientações particulares quanto a elaboração de documentos e nas formações do
ATPCA, além de orientar os professores na elaboração dos guias de
aprendizagem e participar da produção
didático-pedagógica em conjunto com os professores. E alinho com o PCG ocorre
de forma similar ao do PCA, porém a orientações particulares quanto à
elaboração de documentos envolve apenas a disciplina de eletiva e a parte de
formação ocorre no ATPCG e
ao vice-diretor no caso da tutoria e o Projeto de vida.
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5 - COMPETÊNCIAS
E HABILIDADES NECESSÁRIAS PARA DESEMPENHAR AS ATRIBUIÇÕES (Caso exerça mais de uma função registre
as competências e habilidades necessárias separadamente)
PROPICIAR
AO ALUNO SER SUJEITO DE SUA AÇÃO
- Modelo de Gestão de Desempenho das
Equipes Escolares, páginas 35 à 50, disponível na Intranet e na versão
impressa.
Os profissionais que já elaboraram o seu
Plano Individual de Aperfeiçoamento e Formação devem considerar as
competências a serem desenvolvidas apontadas no plano.
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6 – Prioridades, Causas, Resultado Esperado e Descrição da
Atividade na Função e Premissas.
Preencher os campos
abaixo em consonância com o Plano de Ação da escola (Ferramenta de Gestão).
Os dados de Prioridades, Causas e
Resultado Esperado encontram-se no ícone “Elaboração do Plano de Ação”. A
descrição da atividade na função são as ações que cada profissional irá desenvolver de acordo com sua função para atingir o resultado esperado pela
escola.
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IDESP da escola 2016: 4,23
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Meta simulada do IDESP da Escola para 2017:
4,28
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PRIORIDADES DA ESCOLA
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CAUSAS
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RESULTADO
ESPERADO
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DESCRIÇÃO
DA ATIVIDADE NA FUNÇÃO
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Passar de 25,5% para 8,8% de
Alunos no Abaixo Básico em LP.
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Acúmulo de defasagens ao
longo do percurso escolar e resistência no reconhecimento dessas defasagens.
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Melhoria nas taxas de
rendimento escolar (aprovação, reprovação e abandono).
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1. Desenvolver nas O. E. um projeto “Sararu”, com foco em
estabelecer relação entre textos verbais e não verbais.
2-Profissional com baixa aplicabilidade de rigor diante das ações
repetitivas de mau comportamento do aluno. A gestão não aplica advertência
pertinente aos casos.
3- Alunos apresentam estágio de imaturidade.
Para estas duas causas precisam inserir os demais elementos: resultado
esperado e descrição da atividade na função.
Para ajudar na compreensão disso, segue o meu programa de
ação...gostaria de salientar que as correções devem ser feitas e enviadas a
mim até quarta-feira (28/06).
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Passar de 25,5% para 8,8% de Alunos no Abaixo Básico em LP.
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Acúmulo
de defasagens ao longo do percurso escolar e resistência no reconhecimento
dessas defasagens
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Melhoria dos resultados das avaliações externas
|
. Desenvolver nas O. E. um projeto “Sararu”, com foco em
estabelecer relação entre textos verbais e não verbais
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Passar de 51% para 31,4% o %
de Alunos no Básico em LP
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Acúmulo de defasagens ao longo do percurso escolar e
resistência no reconhecimento dessas defasagens.
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Melhoria dos resultados das avaliações externas
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Desenvolver os Planos de Nivelamento - Português,
Matemática e Humanas.
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Passar de 51% para 31,4% o %
de Alunos no Básico em LP
|
Acúmulo de defasagens ao
longo do percurso escolar e resistência no reconhecimento dessas
defasagens.
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Melhoria dos resultados das
avaliações internas
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Aulas de Orientação de Estudos – Humanas, Linguagens e
Exatas
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PREMISSAS
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COMPETÊNCIAS
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Descrever as
competências a serem desenvolvidas por premissa
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PROTAGONISMO
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1. PROTAGONISMO: Promove o protagonismo juvenil, ajudando a formar pessoas autônomas, solidárias
e competentes e sendo protagonista também de sua própria atuação.
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FORMAÇAO CONTINUADA
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2. DOMÍNIO
DO CONHECIMENTO E CONTEXTUALIZAÇÃO: Domínio de sua área de conhecimento, sendo
capaz de comunicá-la e contextualizá-la, relacionando-a com a realidade do
aluno, à prática, às disciplinas da Base Nacional Comum, à parte
diversificada, às atividades complementares e aos Projetos de Vida.
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3. DISPOSIÇÃO AO AUTODESENVOLVIMENTO
CONTÍNUO:
Busca contínua da aprendizagem e do
desenvolvimento como pessoa e profissional, apresentando predisposição para
reavaliar suas práticas, tecnologias, ferramentas e formas de pensar.
|
v
Participação do Curso de pintura em tela
v
Estudo e ampliação de conhecimentos através do Curso
Desenho da construção civil. (online)
v Analise de críticas
das auto avaliações dos alunos e da PCA referente as Sequencias didáticas.
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EXCELÊNCIA EM GESTÃO
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4. COMPROMETIMENTO COM O PROCESSO E
RESULTADO: Demonstra
determinação para planejar, executar e rever ações, de forma a atingir os
resultados planejados.
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v
Participação do projeto interdisciplinar “História evolutiva da vida e os períodos
geológicos” juntamente com os professores de Biologia e História,
desenvolvido nos 3º anos.
v
Execução do Projeto Interdisciplinar “Sons ruídos ou
Música” – juntamente com o professor de Física, para os 2ª anos, finalizando
com a excursão a OSESP.
v
Execução e apresentação de um Projeto “Linguagens
Poéticas ” , a ser apresentado na escola, para contemplar os Projetos de
Vida, relacionados a Arte,
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CORRESPONSABILIDADE
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5. RELACIONAMENTO
E CORRESPONSABILIDADE: Desenvolve relacionamentos positivos com alunos,
professores, funcionários, direção, pais e responsáveis e atua de forma
corresponsável tendo em vista o desenvolvimento dos alunos e profissionais da
escola.
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REPLICABILIDADE
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6. SOLUÇÃO
E CRIATIVIDADE: Tem
visão crítica e foca em solucionar os problemas que identifica, criando
caminhos alternativos sempre que necessário.
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7. DIFUSÃO
E MULTIPLICAÇÃO:
Difunde e compartilha boas práticas, considerando a própria atividade como
parte integrante de uma rede.
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7- Ações
- A partir da descrição de suas
atividades na função, aponte as ações correspondentes a cada Premissa.
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ASPECTOS
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SUA AÇÃO
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PROTAGONISMO
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Protagonismo
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Respeitar a individualidade dos alunos
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1.
Análise e acompanhamentos pedagógicos em tutorias.
2.
Promover a prática da leitura e pesquisa que
potencializam a realização do Projeto de Vida, nas aulas de P. V.
3.
Discussões no termino das atividades sobre os pontos
positivos e negativos das aulas.
4. Buscar
conhecer o PV dos alunos e na medida do possível inserir em aula;
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Promoção do Protagonismo Juvenil
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1.
Mostrar aberto a ouvir e apoiar os alunos
em seu processo de formação pessoal, acadêmica
e profissional. (Tutoria)
2.
Desenvolver nas disciplinas diversificadas,
conteúdos e metodologias que visam o projeto de vida dos alunos, colocando-os
como protagonistas das ações. (Aulas)
3.
Orientação de Estudos – SARAU – produzindo,
criando peças, personagens, cenários, em grupo que formaram, como temas que
escolheram;
4.
Orientação de Estudos – SARAU – 1º anos – Variação
Linguisticas
5.
Eletiva – Consciência Corporal e Saúde –
desenvolvendo o aquecimento coletivo, escolhido por eles no início de cada
aula. No decorrer das atividades de coletivas.
6.
Eletiva – Engenharia e Arquitetura – Apoiar e incentivar
as ideias dos alunos para o projeto final/Culminância
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Protagonismo Sênior
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1. Elaborar as
sequencia didáticas.
2. Refletir sobre o propósito
de atuação como professoras de ARTE, professora de Orientação de Estudos e
professora na Eletiva.
3. Desenvolver um
Projeto de Hip Hop envolvendo Arte e Educação Física como o propósito de
inserir os conteúdos da base comum.3º anos
4. Apresentar uma Sequência didática durante o
ATPCA, junto o projeto LEDA
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FORMAÇÃO CONTINUADA
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Domínio do
conhecimento e contextualização
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Domínio
do Conhecimento
|
1.
Através das devolutivas da PCA desenvolver novas formas
para elaboração de aulas.
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Didática
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1.
Estudar online conteúdos de ARTE para diversificar as
aulas
2.
Ministrar as aulas de acordo com as formações recebidas previamente.
( LEDA, O. T.)
3.
Preparar avaliação coerente com os conteúdos ministrados
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Contextualização
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1.
Através do uso da Pedagogia Histórico Critica inserida na
minha Sequencia Didáticas buscando vincular o conteúdo a situação de
aprendizagem.
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Disposição ao
autodesenvolvimento contínuo
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Formação
contínua
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1.
Participar dos estudos online para preparação de aulas de
Arte, O.E. e Eletiva.
2.
Participar das formações da PUC - LEDA
3.
Participação das O. T. na Diretoria de ensino – Arte –
PCNP Antônio Caffi.
2º
Semestre
1. Participar do curso
pintura em tela.
2. Participar do curso
on-line Desenho da Construção Civil
3. Introdução à Gestão
Democrática e Participativa: diálogos e inclusão educacional – 2ª edição (EFAP)
4.
Ensino Integral- Introdução ao modelo pedagógico e ao
Modelo de Gestão – 2ª edição/2017(EFAP)
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Devolutivas
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1.
Elaborar PIAF conforme orientação recebida da PCA.
2.
Analisar os apontamentos e ações de melhoria apresentado
pela PCA durante a devolutiva das aulas; visando a melhoria das aulas.
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Disposição
para mudança
|
1.
Escutar as devolutivas da PCP em relação a melhoria das
aulas.
2.
Colocar em prática esta devolutiva.
3.
Considerar os conselhos dos professores com mais
experiência no ensino integral.
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EXCELÊNCIA EM GESTÃO
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Comprometimento com o
processo e resultado
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Planejamento
|
1.
Realizar as Guia do Bimestre, Sequencias Didáticas,
estudos para preparar os slides para cada sequência didática.
2.
Elaboração das aulas e registros (relatório google doc)
das mesmas com Base diversificada (O.E., Eletiva, P.V.)
3.
Aplicação do programa de Ação, PIAF, sempre que necessário;
4.
Elaboração de projetos interdisciplinares (PROMI, Hip
Hop, SARAU)
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Execução
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5.
Realizar as atividades propostas no planejamento e nas
Sequencia didáticas
2ª
semestre
6.
Execução e apresentação de um Projeto “Linguagens Poéticas”
, a ser apresentado na escola, para contemplar os Projetos de Vida,
relacionados a Arte – 2ª anos A, B, C e D
7.
Participação do projeto interdisciplinar “História evolutiva da vida e os períodos
geológicos” juntamente com os professores de Biologia e História,
desenvolvido nos 3º anos.
8.
Participação da O.E. dos 1º anos – Elaboração de um Sarau
– Variações linguísticas – 1ª anos
9. Participação no projeto de releitura de obras William Shakespeare Inglês/Arte – 2º anos
10.
Participação no projeto interdisciplinar Arte/Geografia
2º anos- Fotografia
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Reavaliação
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11.
Reavaliar as ações didáticas após devolutiva dos alunos,
Semestralmente.
12.
Preparar a avaliação semestral
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CORRESPONSABILIDADE
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Relacionamento e
Corresponsabilidade
|
Relacionamento
e Colaboração
|
1.
Realizar projetos interdisciplinares com os professores
da minha área de atuação e de outras áreas(Biologia, Geografia)
2.
Colaborar para um bom clima de trabalho ajudando a quem
precisar.
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Corresponsabilidade
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3.
Desenvolver trabalhos interdisciplinares que visam
contextualização dos alunos em ambiente fora da escola. (Bienal da Arte,
Instituto Cultural Itaú),
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REPLICABILIDADE
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Solução e
Criatividade
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Visão
crítica
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1.
Identificar os meus avanços profissionais no decorrer de
um semestre- através de auto avaliação.
2.
Determinar a cada final de sequência didática uma análise
crítica das aulas, apontando pontos positivos e negativos da aula.
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Foco
em solução
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1.
Ter foco na solução das minhas dificuldades, pedindo
formação para o PCG ou PCP
2.
Procurar maneiras e formas diversificadas para as aulas
2º semestre
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Criatividade
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3.
Procurar sempre inovar nas aulas, usando todos os espaços
da escola.
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Difusão e Multiplicação
|
Registro
de boas práticas
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1.
Continuar a construção do Portfolio das atividades das
turmas, através de registros de fotos e vídeos, junto ao blog de Arte e redes
sociais.
2ª
Semestre
2.
Construção do WEBFOLIO para registros de ação do PIAF e Programa
de Ação
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Difusão
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3. Assistir o filme:
“A pequena Miss Sunshine” e fazer uma reflexão. Quais
comportamentos das personagens podem ser identificados como difusão e
multiplicação.
4. Elaborar uma
síntese de comparação da relação do filme com o programa de ensino integral
5. Participara da Formação
continua nos APTCA – Projeto LEDA.
2ª Semestre
7. Participação
interdisciplinar do Projeto Biologia – 3º anos
8. Participação
Projeto interdisciplinar – Exclusão social – 2º anos, Geografia/Arte
9. Compartilhar boas
práticas integrando ao projeto “Linguagens Poéticas” e outras disciplinas
10.
Participação do Projeto interdisciplinar
“Historia evolutiva” 3º anos as disciplinas Arte, Geografia e; sociologia
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Multiplicação
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1. Replicar o
aprendizado com colegas da área. (Contextualização).
2. Continuar registrando os
trabalhos desenvolvidos em sala de aula no Facebook e no blog Inspire Arte
3.
Documentar as boas práticas adotadas, possibilitando o
seu compartilhamento (experiências e ferramentas)
4.
Doação de livros para a sala de leitura
(clássicos).
5.
Responder uma Pesquisa para a Professora Eliane Candida
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DIRETOR
DE ESCOLA:
|
SUPERVISOR DE ENSINO:
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DIRIGENTE REGIONAL DE
ENSINO (no caso do Diretor):
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DATA DA
ELABORAÇÃO: _-3_/04_/2017
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DATA DA
REVISÃO: 03/04/17,
20/06/17, 25/06/17, 31/10, 12/11/17, 28/11/2017
|
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