Programa de Ação - 2017

PROGRAMA DE AÇÃO 2017

EE:       EE PROF WILLIAN RODRIGUES REBUÁ                                             
NOME:  MARILSA BONFIM Lima da Silva
FUNÇÃO: Educação Artística
Professora de Arte, eletiva, Orientação de Estudos e Projeto de Vida
Diretor: Maria de Lourdes Aguiar
Vice-Diretor: Danielle Moschioni
PCA da respectiva área: Eliana Tabatini


PCG: Ediney Gusmão Junior
VIGÊNCIA: 2017
ÚLTIMA REVISÃO:_. 03/04/2017; 20/06/2017; 25/06/17, 26/08/2017, 31/10/2017, 12/11/2017, 28/11/2017
1-  RELATO SOBRE A ESCOLA E A COMUNIDADE EM QUE ESTÁ INSERIDA
A Escola Estadual Prof. Willian Rodrigues Rebuá – escola de ensino médio integral - pertence à Diretoria Regional de Ensino de Carapicuíba e está localizada em região próxima ao centro da cidade. Região essa, que possui boa infraestrutura como várias linhas de ônibus, estação de trem da CPTM, redes de hipermercados e um parque público. Devido a essa infraestrutura os alunos que frequentam a Unidade Escolar são oriundos de vários bairros do município.
Por ser a única escola de ensino médio integral do município, a mesma está repleta de boas expectativas, uma vez que o referido modelo de ensino tem como proposta resgatar a qualidade da formação acadêmica, dessa forma, investindo em aspectos materiais e de estrutura profissional, como o Regime de Dedicação Exclusiva aos profissionais que aderem ao programa. O quadro de professores é avaliado semestralmente conforme o mapa de competências do programa de ensino integral, sendo que esta avaliação valida sua permanência na escola.
Percebemos boas expectativas da comunidade escolar com as premissas do programa e ensino integral, uma vez que na região há outras escolas de ensino médio regular que seriam opções aos alunos e pais que não se interessassem pelo programa. Começamos o ano 2017com lista de espera, verificando que houve uma adesão ao programa superando as expectativas do corpo docente e sua comunidade.
A entidade de ensino conta com uma infraestrutura adequada ao ensino, pois disponibiliza de 12 salas de ensino com projetores e lousa digitais em cada uma delas, dois laboratórios com equipamentos para realização de experimentos, sala de leitura com projetor, porém com uma quantidade de livros insuficiente dada a importância da escola, duas quadras  poliesportivas, sendo uma coberta e outra descoberta e um pátio grande para desenvolvimento de diversas ações.  Graças a todos esses equipamentos e a dedicação integral do quadro de magistérios, resultados expressivos estão sendo alcançados, como o Índice de Desenvolvimento Escolar (IDESP) que alcançou como meta em 2016 a nota 4,32, a nota da Secretaria era 3,63. Tivemos uma evolução dos alunos em todos os níveis de proficiência e nas duas disciplinas; Lingua Portuguesa e Matemática. Língua Portuguesa: abaixo do básico 21 para 8.8% Básico de 37 para 31%. Adequado de 42 para 57,8% Avançado de 0 para 2%. Matemática alunos Abaixo do Básico 21,25% para 20,4%,  Básico 65% para 58,3% Adequado de 13,75% para 21,4%.
2 - RELATO INDIVIDUAL SOBRE O EXERCÍCIO DA SUA FUNÇÃO (Caso exerça mais de uma função registre as atribuições das funções separadamente)
           Desde o ano 2016 ministro aulas de ARTE, Eletiva e Orientação de Estudos, nesta Unidade Escolar, neste ano estou com o desafio de ministrar aulas de Projeto de Vida para os 2ºs anos A e B. Através da Arte procuro promover, a fruição e a apreciação contextualizadora por meio da experimentação do fazer artístico, desenvolvendo as poéticas individuais e coletivas; favorecendo assim o processo de criação. Sensibilizo e aguço as poéticas.
Exerce função também nas áreas do currículo diferenciado em Projeto de Vida (P.V), Orientação de Estudos (O.E.) e eletiva, propondo atividades em O.E. (SARAU) em conjunto com a área de linguagens para desenvolver habilidades de forma diferenciada para que os alunos tenham foco na leitura e escrita e percebam que pode ser trabalhada em diferentes contextos sem necessariamente estar inserida nas aulas de Língua Portuguesa.  Na disciplina eletiva, Consciência Corporal e Saúde,  tendo como base a formação de origem propor atividades que ampliem o repertório de práticas da cultura corporal,   propor algo que represente um desafio para os alunos. Sendo que todas essas funções desenvolvidas só poderão se realizar em sua amplitude total com auxilio e apoio dos familiares, comunidade e coordenação e gestão escolar. E na disciplina de Projeto de Vida exerce atividades para que os alunos possam ter um olhar diferenciado sobre o seu PV e assim consigam tomar decisões e fazer escolhas futuras com sapiência.
       Participarei do nivelamento com alunos com dificuldade de leitura e interpretação onde trabalhei leitura de imagens e interpretação de linguagem não verbal.
      Para melhorar essas atividades temos alguns parceiros que contribuem para a formação profissional como as doutoras da PUC com o programa LEDA que contribuem com conhecimentos de leitura e escrita em todas as áreas. No ano de 2017 continuo com as atribuições anteriores e também estou ministrando aulas de Projeto de Vida, aula esta que está auxiliando o educando a traçarem planos para o futuro.
3- PRINCIPAIS ATRIBUIÇÕES DA FUNÇÃO (Caso exerça mais de uma função registre as atribuições das funções separadamente)
Artigo 7º - São atribuições específicas dos professores das Escolas Estaduais de Ensino Médio de Período Integral, além daquelas inerentes ao respectivo cargo ou função-atividade:
I - elaborar o seu programa de ação com os objetivos, metas e resultados de aprendizagem a serem atingidos; (NR)
(*)Redação dada pela Lei Complementar n° 1.191, de 28 de dezembro de 2012.
II - organizar, planejar e executar sua tarefa institucional de forma colaborativa e cooperativa visando ao cumprimento do plano de ação das Escolas; 
III - planejar, desenvolver e atuar na parte diversificada do currículo e nas atividades complementares; (NR)
(*)Redação dada pela Lei Complementar n° 1.191, de 28 de dezembro de 2012.
IV - incentivar e apoiar as atividades de protagonismo juvenil, na forma da lei; (NR)
(*)Redação dada pela Lei Complementar n° 1.191, de 28 de dezembro de 2012.
V - realizar, obrigatoriamente, a totalidade das atividades de trabalho pedagógico coletivas e individuais no recinto da respectiva escola; (NR)
(*)Redação dada pela Lei Complementar n° 1.191, de 28 de dezembro de 2012.
VI - atuar em atividades de tutoria aos alunos;
VII - participar das orientações técnico-pedagógicas relativas à sua atuação na Escola e de cursos de formação continuada;
VIII - auxiliar, a critério do Diretor e conforme as diretrizes dos órgãos centrais, nas atividades de orientação técnico-pedagógicas desenvolvidas nas Escolas;
IX - elaborar Plano Bimestral e Guias de Aprendizagem, sob a orientação do Professor Coordenador de Área; (NR)
(*)Redação dada pela Lei Complementar n° 1.191, de 28 de dezembro de 2012.
X - produzir material didático-pedagógico em sua área de atuação e na conformidade do modelo pedagógico próprio da Escola;
XI - substituir, na própria área de conhecimento, sempre que necessário, os professores da Escola em suas ausências e impedimentos legais.
Parágrafo único - As atividades de trabalho pedagógico de que trata o inciso V deste artigo, poderão ser utilizadas para ações formativas, conforme regulamentação específica.(Incluído pela Lei Complementar n° 1.191, de 28 de dezembro de 2012)



4 – ALINHAMENTOS ENTRE ATRIBUIÇÕES (Caso exerça mais de uma função registre os alinhamentos entre as atribuições separadamente)
 A definição de atribuições, papéis e responsabilidades é imprescindível para a criação de um ambiente compromissado e colaborativo. A atribuição de responsáveis para cada etapa do desenvolvimento das atividades previstas para a escola implica a definição de papéis e de espaços de atuação, definidos nos alinhamentos horizontal e vertical.
Pretende-se que esses alinhamentos possibilitem a Excelência em Gestão na execução das ações previstas no Modelo Pedagógico, segundo valores do Programa, como a gestão escolar democrática e responsável, o espírito de equipe e cooperação, o Protagonismo e a excelência acadêmica.
Os alinhamentos são definidos a partir das funções, atribuições e responsabilidades dos educadores no componente curricular, na área de concentração e na escola. Esses alinhamentos favorecem a organização da escola e da equipe por meio do desenvolvimento do clima escolar adequado para que as entregas ocorram dentro do planejado e para que se obtenham os resultados esperados. Segundo esses alinhamentos, todos os envolvidos, direta ou indiretamente, em uma atribuição (ação que gera uma entrega) devem executá-la segundo o mesmo enfoque, definido pelos princípios, valores e premissas do Programa.
A definição das funções segundo os alinhamentos vertical e horizontal é fundamental no momento da elaboração do Plano de Ação da escola, assim como em todas as fases do PDCA. É importante que o papel de cada profissional esteja bem definido para que seja possível elaborar e executar os instrumentos de gestão citados, particularmente os Programas de Ação de cada profissional. Assim, a organização da escola segundo os alinhamentos é chave para a definição clara do fluxo de responsabilidades para que as decisões sejam tomadas na temporalidade exigida pela gestão do Plano de Ação, de acordo com a metodologia do PDCA.
Para que seja possível estabelecer esses alinhamentos, é fundamental que cada profissional conheça suas atribuições específicas para o Programa Ensino Integral, bem como seus espaços de atuação em complemento àqueles próprios da natureza da sua função, para que sejam capazes de colocar suas atribuições em prática no cotidiano da escola e evitar o retrabalho.
Ø Alinhamento horizontal: Enquanto professora, o alinho se dá com os demais professores principalmente os da mesma área, através dos ATPCA, na articulação das atividades comuns, na interação para propostas de eletivas que são na sua grande maioria interáreas para que assim ocorram melhorias e alcance das metas do plano de ação.
Ø Alinhamento vertical: Acontece entre professora e alunos, professora e o PCA e na disciplina de eletiva professora e PCG. Alinhar com os alunos proposta de atividades, já que a função consiste em transmitir e compartilhar conhecimentos, preparar o aluno para a vida propiciando mecanismos que o façam pensar, fazer as devidas considerações e escolher o melhor caminho a ser seguido. Além de tirar as possíveis dúvidas que os mesmo se propuserem e apresentarem durante todo o processo de ensino aprendizagem. O alinhamento com o PCA da área se dá através das funções pré-estabelecidas pela resolução SE 22/2012, orientando as atividades dos professores em horas de trabalho pedagógico coletivo e individual, através de orientações particulares quanto a elaboração de documentos e nas formações do ATPCA, além de orientar os professores na elaboração dos guias de aprendizagem e participar da produção didático-pedagógica em conjunto com os professores. E alinho com o PCG ocorre de forma similar ao do PCA, porém a orientações particulares quanto à elaboração de documentos envolve apenas a disciplina de eletiva e a parte de formação ocorre no ATPCG e ao vice-diretor no caso da tutoria e o Projeto de vida.

5 - COMPETÊNCIAS E HABILIDADES NECESSÁRIAS PARA DESEMPENHAR AS ATRIBUIÇÕES (Caso exerça mais de uma função registre as competências e habilidades necessárias separadamente)
PROPICIAR AO ALUNO SER SUJEITO DE SUA AÇÃO

- Modelo de Gestão de Desempenho das Equipes Escolares, páginas 35 à 50, disponível na Intranet e na versão impressa.
Os profissionais que já elaboraram o seu Plano Individual de Aperfeiçoamento e Formação devem considerar as competências a serem desenvolvidas apontadas no plano.



6 – Prioridades, Causas, Resultado Esperado e Descrição da Atividade na Função e Premissas.
Preencher os campos abaixo em consonância com o Plano de Ação da escola (Ferramenta de Gestão). Os dados de Prioridades, Causas e Resultado Esperado encontram-se no ícone “Elaboração do Plano de Ação”. A descrição da atividade na função são as ações que cada profissional irá desenvolver de acordo com sua função para atingir o resultado esperado pela escola.



IDESP da escola 2016: 4,23

Meta simulada do IDESP da Escola para 2017: 4,28


PRIORIDADES DA ESCOLA
CAUSAS
RESULTADO ESPERADO
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE NA FUNÇÃO

Passar de 25,5% para 8,8% de Alunos no Abaixo Básico em LP.

Acúmulo de defasagens ao longo do percurso escolar e resistência no reconhecimento dessas defasagens.
Melhoria nas taxas de rendimento escolar (aprovação, reprovação e abandono).

1. Desenvolver nas O. E. um projeto “Sararu”, com foco em estabelecer relação entre textos verbais e não verbais.
2-Profissional com baixa aplicabilidade de rigor diante das ações repetitivas de mau comportamento do aluno. A gestão não aplica advertência pertinente aos casos.
3- Alunos apresentam estágio de imaturidade.
Para estas duas causas precisam inserir os demais elementos: resultado esperado e descrição da atividade na função.
Para ajudar na compreensão disso, segue o meu programa de ação...gostaria de salientar que as correções devem ser feitas e enviadas a mim até quarta-feira (28/06). 


Passar de 25,5%  para 8,8% de Alunos no Abaixo Básico em LP.

Acúmulo de defasagens ao longo do percurso escolar e resistência no reconhecimento dessas defasagens
Melhoria dos resultados das avaliações externas


. Desenvolver nas O. E. um projeto “Sararu”, com foco em estabelecer relação entre textos verbais e não verbais


Passar de 51% para 31,4% o % de Alunos no Básico em LP

Acúmulo de defasagens ao longo do percurso escolar e resistência no reconhecimento dessas defasagens. 

Melhoria dos resultados das avaliações externas


Desenvolver os Planos de Nivelamento - Português, Matemática e Humanas.


Passar de 51% para 31,4% o % de Alunos no Básico em LP

Acúmulo de defasagens ao longo do percurso escolar e resistência no reconhecimento dessas defasagens. 

Melhoria dos resultados das avaliações internas

Aulas de Orientação de Estudos – Humanas, Linguagens e Exatas

PREMISSAS
COMPETÊNCIAS
Descrever as competências a serem desenvolvidas por premissa

PROTAGONISMO

1. PROTAGONISMO: Promove o protagonismo juvenil, ajudando a formar pessoas autônomas, solidárias e competentes e sendo protagonista também de sua própria atuação.


FORMAÇAO CONTINUADA

2. DOMÍNIO DO CONHECIMENTO E CONTEXTUALIZAÇÃO: Domínio de sua área de conhecimento, sendo capaz de comunicá-la e contextualizá-la, relacionando-a com a realidade do aluno, à prática, às disciplinas da Base Nacional Comum, à parte diversificada, às atividades complementares e aos Projetos de Vida.


3. DISPOSIÇÃO AO AUTODESENVOLVIMENTO CONTÍNUO:
Busca contínua da aprendizagem e do desenvolvimento como pessoa e profissional, apresentando predisposição para reavaliar suas práticas, tecnologias, ferramentas e formas de pensar.
v Participação do Curso de pintura em tela
v Estudo e ampliação de conhecimentos através do Curso Desenho da construção civil. (online)
v Analise de críticas das auto avaliações dos alunos e da PCA referente as Sequencias didáticas.

EXCELÊNCIA EM GESTÃO
4. COMPROMETIMENTO COM O PROCESSO E RESULTADO: Demonstra determinação para planejar, executar e rever ações, de forma a atingir os resultados planejados.
v Participação do projeto interdisciplinar “História evolutiva da vida e os períodos geológicos” juntamente com os professores de Biologia e História, desenvolvido nos 3º anos.
v Execução do Projeto Interdisciplinar “Sons ruídos ou Música” – juntamente com o professor de Física, para os 2ª anos, finalizando com a excursão a OSESP.
v Execução e apresentação de um Projeto “Linguagens Poéticas ” , a ser apresentado na escola, para contemplar os Projetos de Vida, relacionados a Arte,


CORRESPONSABILIDADE
5. RELACIONAMENTO E CORRESPONSABILIDADE: Desenvolve relacionamentos positivos com alunos, professores, funcionários, direção, pais e responsáveis e atua de forma corresponsável tendo em vista o desenvolvimento dos alunos e profissionais da escola.


REPLICABILIDADE
6. SOLUÇÃO E CRIATIVIDADE: Tem visão crítica e foca em solucionar os problemas que identifica, criando caminhos alternativos sempre que necessário.


7. DIFUSÃO E MULTIPLICAÇÃO: Difunde e compartilha boas práticas, considerando a própria atividade como parte integrante de uma rede.





7- Ações - A partir da descrição de suas atividades na função, aponte as ações correspondentes a cada Premissa.
ASPECTOS
SUA AÇÃO
PROTAGONISMO
Protagonismo
Respeitar a individualidade dos alunos
1.    Análise e acompanhamentos pedagógicos em tutorias.
2.    Promover a prática da leitura e pesquisa que potencializam a realização do Projeto de Vida, nas aulas de P. V.
3.    Discussões no termino das atividades sobre os pontos positivos e negativos das aulas.
4.    Buscar conhecer o PV dos alunos e na medida do possível inserir em aula;

Promoção do Protagonismo Juvenil
1.    Mostrar aberto a ouvir e apoiar os alunos em seu processo de formação pessoal, acadêmica e profissional. (Tutoria)
2.    Desenvolver nas disciplinas diversificadas, conteúdos e metodologias que visam o projeto de vida dos alunos, colocando-os como protagonistas das ações. (Aulas)
3.    Orientação de Estudos – SARAU – produzindo, criando peças, personagens, cenários, em grupo que formaram, como temas que escolheram;
4.    Orientação de Estudos – SARAU – 1º anos – Variação Linguisticas
5.    Eletiva – Consciência Corporal e Saúde – desenvolvendo o aquecimento coletivo, escolhido por eles no início de cada aula. No decorrer das atividades de coletivas.
6.    Eletiva – Engenharia e Arquitetura – Apoiar e incentivar as ideias dos alunos para o projeto final/Culminância
Protagonismo Sênior
1.    Elaborar as sequencia didáticas.
2.    Refletir sobre o propósito de atuação como professoras de ARTE, professora de Orientação de Estudos e professora na Eletiva.
3.    Desenvolver um Projeto de Hip Hop envolvendo Arte e Educação Física como o propósito de inserir os conteúdos da base comum.3º anos
4.     Apresentar uma Sequência didática durante o ATPCA, junto o projeto LEDA
FORMAÇÃO CONTINUADA
Domínio do conhecimento e contextualização
Domínio do Conhecimento
1.    Através das devolutivas da PCA desenvolver novas formas para elaboração de aulas.
Didática
1.    Estudar online conteúdos de ARTE para diversificar as aulas
2.    Ministrar as aulas de acordo com as formações recebidas previamente. ( LEDA, O. T.)
3.    Preparar avaliação coerente com os conteúdos ministrados
Contextualização
1.    Através do uso da Pedagogia Histórico Critica inserida na minha Sequencia Didáticas buscando vincular o conteúdo a situação de aprendizagem.
Disposição ao autodesenvolvimento contínuo
Formação contínua
1.    Participar dos estudos online para preparação de aulas de Arte, O.E. e Eletiva.
2.    Participar das formações da PUC - LEDA
3.    Participação das O. T. na Diretoria de ensino – Arte – PCNP Antônio Caffi.
 2º Semestre
1.    Participar do curso pintura em tela.
2.    Participar do curso on-line Desenho da Construção Civil
4.    Ensino Integral- Introdução ao modelo pedagógico e ao Modelo de Gestão – 2ª edição/2017(EFAP)


Devolutivas
1.    Elaborar PIAF conforme orientação recebida da PCA.
2.    Analisar os apontamentos e ações de melhoria apresentado pela PCA durante a devolutiva das aulas; visando a melhoria das aulas.
Disposição para mudança
1.    Escutar as devolutivas da PCP em relação a melhoria das aulas.
2.    Colocar em prática esta devolutiva.
3.    Considerar os conselhos dos professores com mais experiência no ensino integral.
EXCELÊNCIA EM GESTÃO
Comprometimento com o processo e resultado
Planejamento
1.    Realizar as Guia do Bimestre, Sequencias Didáticas, estudos para preparar os slides para cada sequência didática.
2.    Elaboração das aulas e registros (relatório google doc) das mesmas com Base diversificada (O.E., Eletiva, P.V.)
3.    Aplicação do programa de Ação, PIAF, sempre que necessário;
4.    Elaboração de projetos interdisciplinares (PROMI, Hip Hop, SARAU)


Execução
5.    Realizar as atividades propostas no planejamento e nas Sequencia didáticas
2ª semestre
6.    Execução e apresentação de um Projeto “Linguagens Poéticas” , a ser apresentado na escola, para contemplar os Projetos de Vida, relacionados a Arte – 2ª anos A, B, C e D
7.    Participação do projeto interdisciplinar “História evolutiva da vida e os períodos geológicos” juntamente com os professores de Biologia e História, desenvolvido nos 3º anos.
8.    Participação da O.E. dos 1º anos – Elaboração de um Sarau – Variações linguísticas – 1ª anos

9.    Participação no projeto de releitura de obras William  Shakespeare Inglês/Arte – 2º anos

10.         Participação no projeto interdisciplinar Arte/Geografia 2º anos- Fotografia
Reavaliação
11.         Reavaliar as ações didáticas após devolutiva dos alunos, Semestralmente.
12.         Preparar a avaliação semestral
CORRESPONSABILIDADE

Relacionamento e Corresponsabilidade


Relacionamento e Colaboração

1.    Realizar projetos interdisciplinares com os professores da minha área de atuação e de outras áreas(Biologia, Geografia)
2.    Colaborar para um bom clima de trabalho ajudando a quem precisar.
Corresponsabilidade
3.    Desenvolver trabalhos interdisciplinares que visam contextualização dos alunos em ambiente fora da escola. (Bienal da Arte, Instituto Cultural Itaú),
REPLICABILIDADE

Solução e Criatividade
Visão crítica
1.    Identificar os meus avanços profissionais no decorrer de um semestre- através de auto avaliação.
2.    Determinar a cada final de sequência didática uma análise crítica das aulas, apontando pontos positivos e negativos da aula.
Foco em solução
1.    Ter foco na solução das minhas dificuldades, pedindo formação para o PCG ou PCP
2.    Procurar maneiras e formas diversificadas para as aulas
2º semestre

Criatividade
3.    Procurar sempre inovar nas aulas, usando todos os espaços da escola.
Difusão e Multiplicação
Registro de boas práticas
1.    Continuar a construção do Portfolio das atividades das turmas, através de registros de fotos e vídeos, junto ao blog de Arte e redes sociais.
2ª Semestre
2.    Construção do WEBFOLIO para registros de ação do PIAF e Programa de Ação

Difusão
3.    Assistir o filme: “A pequena Miss Sunshine” e fazer uma reflexão. Quais comportamentos das personagens podem ser identificados como difusão e multiplicação.

4.    Elaborar uma síntese de comparação da relação do filme com o programa de ensino integral


5.    Participara da Formação continua nos APTCA – Projeto LEDA.
2ª Semestre
7.    Participação interdisciplinar do Projeto Biologia – 3º anos
8.    Participação Projeto interdisciplinar – Exclusão social – 2º anos, Geografia/Arte
9.    Compartilhar boas práticas integrando ao projeto “Linguagens Poéticas” e outras disciplinas
10.                   Participação do Projeto interdisciplinar “Historia evolutiva” 3º anos as disciplinas Arte, Geografia e; sociologia


Multiplicação
1.    Replicar o aprendizado com colegas da área. (Contextualização).
2.    Continuar registrando os trabalhos desenvolvidos em sala de aula no Facebook e no blog Inspire Arte
3.    Documentar as boas práticas adotadas, possibilitando o seu compartilhamento (experiências e ferramentas)
4.    Doação de livros para a sala de leitura (clássicos).
5.    Responder uma Pesquisa para a Professora Eliane Candida


DIRETOR DE ESCOLA:

SUPERVISOR DE ENSINO:
DIRIGENTE REGIONAL DE ENSINO (no caso do Diretor):

DATA DA ELABORAÇÃO: _-3_/04_/2017
DATA DA REVISÃO: 03/04/17, 20/06/17, 25/06/17, 31/10, 12/11/17, 28/11/2017







Nenhum comentário:

Postar um comentário