quarta-feira, 13 de junho de 2018

Formação Continua



Relational do video 
"Poesia, teatro e performance"



A origem da palavra performance também tendo como subjetivo o desempenho vem da tradição egípcia primeiramente usada como um termo relativo às artes do espetáculo. A “Performancey” era um ritual de encontro de artistas itinerantes que no final de um longo dia de trabalho construindo pirâmides, se encontravam para praticar as mais diversas artes e se divertir.
Hoje a palavra performance é tida como um evento no qual um grupo de artistas (ou artista) se comporta como o publico, criando assim algo fora do comum podendo envolver teatro, musica, cinema, literatura, e outras artes.
Em um texto chamado “Plateia, poesia ”, o performer pós-mexicano Guillermo Gomez-Peña faz várias considerações sobre o campo da performance arte.
Nesse excerto que traduzi, ele desenha as linhas e possíveis fronteiras entre o teatro e a performance. Tendo uma formação acadêmica em teatro, essas fronteiras são bastante significativas na minha prática performativa, e acredito que na de outros que fizeram e fazem esse cruzamento entre cena teatral e performance.
No palco, artistas performáticos raramente “representam” outros. Em vez disso, permitimos que a nossa multiplicidade de egos e vozes se desdobrem e encenem os seus atritos e contradições na frente de um público. “‘Re-presentar’ significaria ser ‘diferente’ do que estamos fazendo.”, diz Nara Heeman. “Nosso conhecimento e imagens corporificadas (embodied) só são  possíveis, porque eles são verdadeiramente nossas.”


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