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"Poesia, teatro e performance"
A origem da palavra performance também
tendo como subjetivo o desempenho vem da tradição
egípcia primeiramente usada como um termo relativo às artes do espetáculo. A
“Performancey” era um ritual de encontro de artistas itinerantes que no final
de um longo dia de trabalho construindo pirâmides, se encontravam para praticar
as mais diversas artes e se divertir.
Hoje a palavra performance é
tida como um evento no qual um grupo de artistas (ou artista) se comporta como
o publico, criando assim algo fora do comum podendo envolver teatro, musica,
cinema, literatura, e outras artes.
Em um texto chamado “Plateia, poesia ”, o
performer pós-mexicano Guillermo Gomez-Peña faz várias considerações sobre o
campo da performance arte.
Nesse excerto que traduzi, ele desenha as
linhas e possíveis fronteiras entre o teatro e a performance. Tendo uma
formação acadêmica em teatro, essas fronteiras são bastante significativas na
minha prática performativa, e acredito que na de outros que fizeram e fazem
esse cruzamento entre cena teatral e performance.
No palco, artistas performáticos raramente
“representam” outros. Em vez disso, permitimos que a nossa multiplicidade de
egos e vozes se desdobrem e encenem os seus atritos e contradições na frente de
um público. “‘Re-presentar’ significaria ser ‘diferente’ do que estamos
fazendo.”, diz Nara Heeman. “Nosso conhecimento e imagens corporificadas
(embodied) só são possíveis, porque eles são verdadeiramente nossas.”
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